sábado, 3 de novembro de 2012

Odyssey 100 - 1972

O Odyssey 100 foi o primeiro de uma série de videogames da Magnavox.
Desenvolvido por Ralph Baer, considerado o pai do videogame, chegava às prateleiras dos Estados Unidos em 1972 o primeiro console de videogame da historia: Odyssey 100. Foi faabricado pelo subsidiária Magnavox, da Philips holandesa.

Lançado em 1972, o Odyssey 100  vinha com placas de circuito impresso externas (na verdade "jumpers" gigantes que mudavam a posição dos 2 quadrados brancos que o console gerava) onde se gravava os games. Era possível  realizar variações nos jogos através das overlays, que nada mais eram do que telas de plástico transparentes para colocar na tela. Foram lançados 12 jogos. É possível ver como funcionava no vídeo no final deste post.

Alguns puristas dizem que o Odyssey 100 foi o primeiro console a utilizar o sistema de troca de jogos por cartuchos, mas seu mecanismo era muito rudimentar para fazermos tal afirmação, afinal não eram gravados dados no cartucho, eram apenas conexões elétricas. Os usuários do Odyssey 100 também poderiam utilizar um rifle opcional, para uso com jogos de tiro.

 Foi lançado posteriormente em 1973 no Reino Unido e 1974 no restante da Europa e Japão.

Vejam agora os comerciais e a primeira aparição na tv americana do ODYSSEY 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário