quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

International Super Star Soccer

Hoje em dia só se fala em Fifa e PES (Pro Evolution Soccer), mas acredite: durante anos o melhor jogo de futebol foi International Super Star Soccer.




International Superstar Soccer , mas tarde representado pela sigla (ISS) foi o início da mais bela franquia de jogos de futebol na era 16 bits. Lançado originalmente para o Super NES EM 1994. Por curiosidade, o jogo no japão se chama Jikkyo World Soccer: Perfect Eleven.


O que pouca gente sabe, e o blog se orgulha em informar :), é que ISS é baseado em um jogo da Konami para o NES chamado Konami Hyper Soccer. Como sabemos que este jogo é relativamente raro e iria rolar uma grande curiosidade, vejam este vídeo do youtube.


Konami Hyper Soccer do Nintendo 8 bits
Base para o International Super Star Soccer


A redenção deste jogo, caindo de vez nas graças do povo foi a continuação. International Super Star Soccer Deluxe lançado em 1995 melhorou o jogo em todos os aspectos, se transformando no título definitivo de futebol dos 16 bits. 


A série Fifa tinha seus problemas na época de jogabilidade travada e espero que meus seguidores amantes atuais de Fifa não me taquem pedra, mas vejam Fifa 1994 e depois me digam se não tenho razão...




Muitas das nossas impressões vão citar ISS e sua continuação ISS Deluxe lançado em 1995 e em 1996 para o Mega Drive, com o nome de ISS 2. O que importa aqui é prestar uma homenagem ao legado que a Konami deixou.

Seguindo a linha de jogos impactantes que temos procurado mostrar aqui no site, International Superstar Soccer esteve a frente do seu tempo por uma série de vantagens em relação aos seus conteporâneos, descrito a seguir:

1 - Jogadores com gráficos individualizados.
Pela primeira vez foi feito jogadores personalizados. Mesmo com a Konami não tendo os direitos de divulgação na época (nem imagino... né Fifa?...), foi feito um trabalho primoroso e inovador. Mesmo com limitações, era possível identificar alguns figurões da época como Roberto Baggio na Itália, com o nome de Galfano, Valderrama da Colômbia e sua vasta cabeleira, Alex Lalas, o barbudo dos EUA, entre outros...


2 - Identificação de número nas camisas.
Parece piada, mas foi o primeiro jogo que veio com identificação nas camisas e ficou bem mais interessante enxergar o posicionamento de seus jogadores.

3- Narração ao invés de somente um grito de gol.
Até então só tínhamos vozes em jogos de futebol para o grito de gol ISS iniciou e Deluxe melhorou ester processo, comentando as jogadas que iam acontecendo. Nada que se pareça com as narrações lance a lance atuais, mas foi um salto gigantesco comparado ao que se tinha na época.

4 - jogabilidade realista e gráficos melhores.
Pode se dizer tranquilamente que ISS e depois ISS Deluxe iniciaram a era de jogos de futebol com jogabilidade realista. Por mais que fossem divertidos, os jogos até então eram muito diferentes do que podemos entender como táticas dribles e marcação de um futebol real.


5 - Modo Scenario
Uma grande sacada: Colocava o jogador em situações de jogo reais de copa do Mundo, faltando poucos minutos e com placar adverso, ou ganhando e com jogadores expulsos... aqui a diversão era enorme. Vejam um video de um dos "scenarios"

O ponto alto e mais fácil de identificar as diferenças certamente são os gráficos do jogo. Uma qualidade maravilhosa que só enalteceu o trabalho da Konami na época.




OBS1: ISS gerou um sem número de cópias falsas e com narrações bizarras principalmente feitas pelos nossos irmãos latinos, uma delas com o nome "Fútbol Excitante". No Brasil saíram: Futebol Brasileiro 96, Ronaldinho Campeonato Brasileiro 98 e Campeonato Brasileiro 99, além das versões peruanas e argentinas localizadas em alguns casos de forma bem tosca. O que fazia sucesso nessas versões era que os jogadores apareciam com seus nomes verdadeiros, aumentando a diversão do jogo.




 Alguns exemplos de modificações piratas feitas para o mercado sul-americano


OBS2: ISS criou um "mito" entre nós: Allejo (seria o equivalente ao Bebeto) do Brasil. Este jogador pode ser considerado o artilheiro da história do futebol...risos existem muitos vídeos sobre essa brincadeira com o personagem, que era excelente, inclusive alguns comparando com o Pelé...risos

O site do UOL Jogos fez uma lista com os personagens mais famosos nos videogames. Sabe quem apareceu no início da lista? Allejo! 
Veja o que o UOL falou do mito:


Quem é: jogador de futebol e “brasileiro” orgulhoso de vestir a camisa da seleção canarinho em “International Superstar Soccer”, série esportiva da Konami.
Currículo: “International Superstar Soccer”, “International Superstar Soccer Deluxe” e “International Superstar Soccer 64″
Onde foi visto pela última vez: “International Superstar Soccer 64″, lançado para Nintendo 64 em 1997
Por que merece um “continue”?: ele é brasileiro, mas tem nome de argentino. E ainda assim fez muitos sorrisos aparecerem nos rostos dos jogadores da década de 1990.
Allejo - O craque do International Super Star Soccer

Um comentário:

  1. E te digo mais...

    Dar carrinho roubado no Allejo é coisa de mau carater!!!!

    ResponderExcluir