sexta-feira, 23 de março de 2012

Sinistar (Arcade, 1982)

Mais um jogo para nossa sequência de posts homenageando games com 30 anos.

 Sinistar é um jogo de arcade lançada pela Williams em 1982. Ela pertence a uma classe de videogames da década de 1980 chamado "Twitch games" ou tentando traduzir como "jogos de contração" . Do mesmo estilo podemos falar de Defender, Tempest, e Robotron: 2084.


Sinistar é um jogo de arcade lançada pela Williams em 1982. Ela pertence a uma classe de videogames da década de 1980 chamado "Twitch games" ou tentando traduzir como "jogos de contração" . Do mesmo estilo podemos falar de  Defender, Tempest, e Robotron: 2084.


 
Este jogo recebeu poucas conversões na época do seu lançamento, vindo a ter adaptações só no fim de 1984 para Atari 2600 e computadores Atari 8 bits. Outras adaptações estavam sendo desenvolvidas em 1983, porém pegou a época do crash dos videogames, que estaremos falando em posts futuros.


Sinistar para Atari

Em meados dos anos 90 fazia parte da coletânea Williams Arcade's Greatest Hits, que saiu para Super Nes, Mega Drive, Saturn, Playstation, Dreamcast e PC (como gostam de vender coletâneas...)

Em 2003 foi lançado na coletânea Midway Arcade Treasures,  para o Xbox, Nintendo GameCube e PlayStation 2 e em 2004 para PC.

A última aparição (por enquanto) foi no PSP em 2005, na coletânea Midway Arcade Treasures: Extended Play

Sinistar foi o primeiro jogo a usar o som estéreo (na versão sitdown), com duas saídas na frente independente e placas de som voltada para esta finalidade. Também recebeu joystick óptico de design personalizado que Williams tinha produzido especificamente para este jogo.

Sinistar foi desenvolvido por Sam Dicker, Haeger Jack, Falstein Noé , RJ Mical e Richard Witt.



Nenhum comentário:

Postar um comentário