Clássico da Konami, lançado em 1987 para arcades, Contra, é um dos jogo de ação e tiro mais populares de todos os tempos. Mais tarde o jogo foi portado para outras plataformas como NES/Famicom, MSX2, Amstrad, MS-DOS e dentre outros.
HISTÓRIA
A história do game se passa no ano de 2633 d.C, quando dois humanos, Bill Rizer e seu parceiroLance Bean, tem a missão de destruir uma base inimiga, chamada de Red Falcon para impedir que eles ataquem o planeta Terra.
Contra era dividido em 8 fases bem dificieis com 3 vidas iniciais e um rifle. Além de manda chumbo nos inimigos o jogador também pode saltar, mover e atira em oito direções diferentes, bem como se mover ou saltar enquanto manda bala na galera. Infelizmente, com apenas um toque ou tiro o personagem morre, tornando o game um dos mais difíceis de todos os tempos, também.
Existe um total de quatro armas que o jogador pode recuperar a partir de cápsulas de arma que aparecem voando (LoL) ou de caixas e são elas: uma metralhadora, uma pistola laser, uma arma de fogo e uma arma Spread. Há também dois outros power-ups: um que aumenta a velocidade do jogador disparar e outro que que vai conceder ao jogador invencibilidade temporária.
O jogo contava com dois estágios; Além da exibição de estágio padrão no qual o jogador vai andando da esquerda para a direita até chegar no Boss, Contra também tem fases "3D" onde o jogador está no interior da base inimiga e deve alcançar o núcleo da base e destrui-la, nesse tipo de fase existe um mapa na parte superior da tela que serve de guia.
Conceito muito interessante e impressionou na época
Além dos motivos já citados acima, um outro fator que transformou Contra em um dos grandes clássicos foi o fato de permite o modo cooperativo de dois jogadores, ou seja, dois jogadores ao mesmo tempo jogando.
CURIOSIDADES
- Contra também é conhecido por Gryzor na Europa e Oceania.
- Contra também é conhecido por Gryzor na Europa e Oceania.
- Todos os power-ups na versão arcade são apresentado com ícones em forma de águia, com exceção dos "Machine Gun" e "Laser Gun".
Os anos 80 ...
- As capas do jogo para Amstrad , Commodoro 64 e Spectrum fazem referência ao filme Predador em que Bill está na mesma pose que Arnold Schwarzenegger no filme.
Eu já vi essa pose em algum lugar...
- Uma versão de Contra do NES foi lançada como Probotector onde os personagens humanos são trocados por robóticos. Isto ocorreu por causa da censura que aconteceu no jogo para o mercado europeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário